-
Arquitetos: Studio Zhu-Pei
- Área: 2471 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:XIA ZHI PICTURES, Weiqi Jin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Arte Zibo OCT é um trabalho experimental e introvertido que fica em uma área aberta longe da cidade. Sua forma arquitetônica é concebida a partir da tradicional academia chinesa, o “Heyuan”: um pátio central cercado por várias casas.
Este edifício poroso, com beiral, em forma de anel e com uma enorme cobertura tem sua forma relacionada com a cultura local e responde ao clima da região. Ela também destaca o caráter público do edifício. Em caso de chuva, as pessoas também podem fazer atividades em espaços semiabertos.
O pátio central, um vazio, pode ser transformado em espaço de convivência, especialmente para a abertura da exposição. Em dias de chuva, é possível usar o corredor. O edifício é poroso como uma esponja, que pode acomodar muitas pessoas, criar muitas sombras e proteger da chuva.
A arquitetura é simples e relativamente rústica em relação aos materiais, como telhados de concreto, alvenaria paredes de pedra, e assim por diante. O teto hiperbolóide cede devido à gravidade da natureza, o que também traz boa tensão ao espaço. Embora as pessoas estejam em um espaço aparentemente retangular e simples, devido à mudança da cobertura, o espaço homogêneo torna-se muito tenso.
Alguns lugares serão apertados e alguns serão folgados, refletindo a sensação de movimento e força do edifício. O telhado é feito de concreto aparente bruto derramado no local. O método de colocação das paredes é baseado em paredes de alvenaria de pedra local comumente usadas pelos habitantes locais, o que é característico do norte da China, especialmente na província de Shandong.
O pensamento criativo do Zibo OCT é um experimento profundo com foco na forma estrutural e na sua expressividade. Como todos os trabalhos anteriores, sempre foi fascinante explorar formas estruturais estendidas horizontalmente, sem colunas e expressivas enquanto molda a arquitetura porosa e esponjosa com uma experiência errante.